terça-feira, 11 de julho de 2017

A TAL DA LEISHMANIOSE

A TAL DA LEISHMANIOSE

Tenho me preocupado bastante com o avanço da leishmaniose na região de campinas e acho importante que todos saibam!!

A leishmaniose é uma zoonose, essa doença é transmitida entre humanos e cães. Os cães muitas vezes não apresentam sinal clinico momentâneo , mas pode servir como um reservatório da doença.

Resultado de imagem para leishmaniose visceral em humanos
https://www.tuasaude.com/calazar-leishmaniose-visceral/

A nossa região, apesar de ter o mosquito palha, está livre da leishmaniose, porém, casos em Valinhos, Campinas e Indaiatuba tem aumentado muito nos últimos meses!



Os sintomas incluem perda de apetite, emagrecimento crônico, prostração, crescimento acentuado das unhas, lesões e alterações de pele com perdas de pelo, conjuntivite, queda de pelos ao redor dos olhos. Pode provocar lesões em órgãos e pele e levar a morte cães e humanos

Resultado de imagem para leishmaniose visceral em humanos
http://www.donacadela.com.br/leishmaniose-viceral/


Existem algumas formas de prevenção que poderíamos iniciar antes de chegar na nossa cidade.

Algumas medidas simples incluem:

  • Evitar o contato com o mosquito evitando levar os cães passear após o por do sol, evitar lugares úmidos como matas e parques pois é a hora e local de maior atividade do transmissor!!


  • Evitar acumular lixo e jogar em terrenos baldios ajuda a evitar a proliferação do mosquito, que se reproduz na matéria orgânica. Importante lembrar que as folhas de arvores e galhos também são focos.

  • Existem coleiras repelentes a base de deltrametrina ou permetrina que ajudam na prevenção da doença, assim como o frontline tri-act.
  • As telas mosquiteiras em janelas e portas impregnada com inseticidas ajudam a evitar a entrada dos mosquitos dentro de casa.

  • Em cidades endêmicas (que sempre tem casos) é indicado exames anuais para detectar a presença da doença no inicio, e prevenir a disseminação.

  • Existem vacinas no mercado especificas para leishmaniose, sendo indicado 3 doses quando o cão ainda é filhote (4 meses) com intervalos de 21 dias entre as vacinas e reforço anual. Porém não protege 100%, sendo recomendada outras formas de prevenção juntamente com a vacina.


Consulte um médico veterinário e proteja sua família e seu melhor amigo!

sábado, 11 de março de 2017

LEPTOSPIROSE CANINA, UMA DOENÇA SILENCIOSA



A leptospirose ou mais conhecida como a doença do rato é uma das zoonoses mais importantes no Brasil, ou seja, pode ser transmitida de pessoas para os cães e vice versa.

www.miagandolfi.com
Essas bactérias se hospedam em ratos que ao urinar podem contaminar água, alimentos ou fômites (vasilhas dos cães por exemplo), essas bactérias penetram pela mucosa, pele com machucados ou em situações onde os poros estão mais abertos (contato com a água prolongado), se reproduzindo rapidamente e produzindo sinais clínicos principalmente em fígado e rins. O animal ou pessoa infectada pode liberar tais bactérias pela urina durante anos se não tratado.

A leptospirose nos cães pode causar febre, falta de apetite, vomito, desidratação, aumento de consumo de água e aumento da frequência de urinar. Alguns cães podem apresentar icterícia (pele amarelada). Mas cuidado, pois a maioria dos cães não apresentam sinais clínicos até que o rim ou o fígado estejam muito comprometidos, podendo levar o animal a morte.

O diagnóstico é realizado por exames de sangue (Sorologia) ou urina (campo escuro), porém , não são todas as cidades que oferecem esses exame e pode ser bem caro dependendo da região.

O tratamento consiste em antibióticos e suporte para os sinais clínicos que o animal apresentar, como a fluidoterapia, precisando muitas vezes de internação para acompanhamento intensivo. O que por muitas vezes pode não ser suficiente.

www.miagandolfi.com
A melhor forma de proteger nossos cães é evitando a disseminação da doença mantendo as vacinações em dia!

Existem muitas vacinas no mercado, procure seu médico veterinário de confiança para indicar a melhor para seu animal na sua região!

Aqui estão algumas marcas que irão proteger seu cãozinho do jeito que ele merece!




Duramune® LCI/GP
Guard-Vac LCI/GP
Vanguard ®HTLP 5/CV-L
Vanguard Plus (V10)
Recombitek 4 Lepto
Recombitek C6/CV