sábado, 11 de março de 2017

LEPTOSPIROSE CANINA, UMA DOENÇA SILENCIOSA



A leptospirose ou mais conhecida como a doença do rato é uma das zoonoses mais importantes no Brasil, ou seja, pode ser transmitida de pessoas para os cães e vice versa.

www.miagandolfi.com
Essas bactérias se hospedam em ratos que ao urinar podem contaminar água, alimentos ou fômites (vasilhas dos cães por exemplo), essas bactérias penetram pela mucosa, pele com machucados ou em situações onde os poros estão mais abertos (contato com a água prolongado), se reproduzindo rapidamente e produzindo sinais clínicos principalmente em fígado e rins. O animal ou pessoa infectada pode liberar tais bactérias pela urina durante anos se não tratado.

A leptospirose nos cães pode causar febre, falta de apetite, vomito, desidratação, aumento de consumo de água e aumento da frequência de urinar. Alguns cães podem apresentar icterícia (pele amarelada). Mas cuidado, pois a maioria dos cães não apresentam sinais clínicos até que o rim ou o fígado estejam muito comprometidos, podendo levar o animal a morte.

O diagnóstico é realizado por exames de sangue (Sorologia) ou urina (campo escuro), porém , não são todas as cidades que oferecem esses exame e pode ser bem caro dependendo da região.

O tratamento consiste em antibióticos e suporte para os sinais clínicos que o animal apresentar, como a fluidoterapia, precisando muitas vezes de internação para acompanhamento intensivo. O que por muitas vezes pode não ser suficiente.

www.miagandolfi.com
A melhor forma de proteger nossos cães é evitando a disseminação da doença mantendo as vacinações em dia!

Existem muitas vacinas no mercado, procure seu médico veterinário de confiança para indicar a melhor para seu animal na sua região!

Aqui estão algumas marcas que irão proteger seu cãozinho do jeito que ele merece!




Duramune® LCI/GP
Guard-Vac LCI/GP
Vanguard ®HTLP 5/CV-L
Vanguard Plus (V10)
Recombitek 4 Lepto
Recombitek C6/CV