sexta-feira, 10 de maio de 2013

Ansiedade da separação (SAS)

Acontece muito em cães de donos que trabalham o dia todo e nem sempre tem tempo de dar a atenção necessária.

Para escrever sobre a ansiedade da separação tive ajuda de um colega de sala que durante a faculdade estudou muito psicologia canina 

O futuro médico veterinário Gláuber Tasso me explicou que os cães, assim que adotados, desde filhotinhos já nos vêem como uma matilha (grupo de cães). 
www.tudosobrecachorros.com.br
Todas as suas atitudes e comportamentos são instintos, e cabe a nós, “donos” da matilha estabelecer algumas regras e limites para um melhor convívio dentro de casa.
Em uma matilha um cão nunca está sozinho, o contrário do que acontece na maioria das famílias, onde adultos saem para trabalhar, as crianças vão à escola e o cão fica a maior parte do dia sem companhia alguma.

Cerca de 40% dos cães que aparecem para consulta psicológica sofrem de ansiedade, medos e fobias.
Fazer xixi ou coco em locais e horas inapropriadas, vocalização excessiva ou persistente e destruição, são alguns comportamentos típicos desse distúrbio, mas existem muitos outros sintomas, como não comer ou beber nada até que os donos voltem.
O SAS pode afetar a relação entre donos e cães, além de afetar o bem estar do animal!
     



www.purina.com.au
Mas com uma rotina adequada e uma mudança comportamental por parte dos donos é possível melhorar o caso.
Existem algumas dicas para prevenir essa ansiedade, evitando o apego excessivo, estimulando brincadeiras com outras coisas que não os brinquedos que ele está acostumado e principalmente passeios diários!

ATENÇÃO!! Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças, então antes de fazer qualquer tratamento consulte sempre um médico veterinário.


Para saber mais, mande um e-mail para Glauber_veterinario@hotmail.com ou visite o site http://www.pet.vet.br/ansiedade.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário