sexta-feira, 31 de maio de 2013

De olho nas fezes!


As fezes de cães e gatos podem dizer muito sobre a saúde do seu animal, assim como a urina!

Fezes normais são firmes, úmidas e de coloração variável de marrom!

Se as fezes estiverem secas e duras pode ser que seu animal esteja desidratado ou com algum problema alimentar e de saúde!

Fezes brancas podem significar ingestão de ossos ou farinha de ossos.

http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2013/02/fique-de-olho-nas-fezes-do-seu-cao.html
 Pode ser que ao verificar as fezes você encontre alguns vermes, o ideal nesses casos é fazer a vermifugação do animal, tomando cuidado sempre com a dose indicada! É recomendável fazer a vermifugação a cada 6 meses!

Ocasionalmente as fezes podem estar moles ou liquidas e conter muco ou até manchas de sangue! É sempre bom ficar de olho... Esse sangue pode vir das paredes do sistema gastrointestinal (estômago ou intestinos) e causar uma infecção bacteriana secundária!

A mudança brusca de alimentação ou a ingestão de comida caseira pode causar alguma variação na consistência das fezes por alguns dias! E é sempre bom lembrar que alguns alimentos como chocolate e cebola são PROIBIDOS para animais de estimação por serem altamente tóxicos!

Se as fezes estiverem escuras e/ou fétida pode ser um problema na primeira parte do sistema gastrointestinal, algumas doenças como verminoses, viroses (parvovirose, cinomose), erliquiose (doença do carrapato), tumores podem estar envolvidas.

http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2013/02/fique-de-olho-nas-fezes-do-seu-cao.html
Fezes com sangue vivo é indicativo de doenças na última parte intestinal, pode ser causado por colites, verminoses...

Diarreia e vômito causam grande desidratação e os filhotes são os mais vulneráveis.

A falta de fezes é tão perigosa quanto o excesso de evacuação, pode ser causada por obstruções como corpo estranho ou torções por exemplo!



Se esses sintomas persistirem por mais de 2 dias ou vierem acompanhados por outros como depressão, falta de apetite, emagrecimento, vômito...
Leve imediatamente ao médico veterinário, seu animal pode estar correndo grande risco.


Um comentário: