quinta-feira, 2 de maio de 2013

O começo...


Ao adquirir um filhote você vai se deparar com inúmeras doenças e possibilidades desse novo animalzinho adoecer. Se você escrever no google "como cuidar de filhotes" irá achar mais de 900 mil links com recomendações diferentes, isso porque não existe uma receita de bolo! 
Assim que este filhote entrar na sua casa, você será sua nova matilha, e o comportamento que ele apresentar a partir disso será em resposta às suas atitudes! Se você quiser saber mais sobre comportamento Canino eu recomendo os livros do César Millan (o encantador de cães). 

Suponhamos que sua casa esteja livre de contaminação, afinal, você nunca teve outro animal e sempre foi muito asseado, será que seu novo inquilino está livre de ficar doente? Com certeza NÂO! Começando por você! Apesar de tomar banho todos os dias, você traz contaminação para sua casa ao sair para o trabalho, ou simplesmente buscando pão na padaria da esquina. 

Os Microorganismos (bactérias, vírus, entre outros) estão por toda parte e são facilmente transportados nas nossas roupas! Por isso é recomendado a TODOS os filhotes de TODAS as espécies as primeiras vacinas, evitando que seu animal contraia algumas doenças como Parvovirose, Cinomose e até leptospirose. E aí você começa se perguntar, "mas leptospirose não é doença de gente?" Sim, é uma doença de gente que animais também podem ter! Existem muitas delas e algumas podem passar dos seus animais de estimação pra você e vice-versa, são chamadas de ZOONOSES.

 Pra ajudar eu achei uma tabela de vacinação para você colar na porta do armário e não esquecer!


Mas não é só isso, um filhote é extremamente curioso e pode comer coisas que não fazem bem, como remédios, meias, pedras... O certo é não deixar nada que possa fazer mal no espaço que foi delimitado a ele. E se acaso ele comer, a recomendação é levar com certa urgência para uma clínica veterinária de CONFIANÇA! 
O Médico veterinário tomará as providências corretas e seu animal ficará bem.
Atenção!! NÂO siga nenhuma dica que você encontrar no google, você não conhece a pessoa que escreveu e não sabe de onde ela tirou essa informação! 
 
Pretendo escrever mais sobre isso no blog, mas já adiantando, uma das dicas que se lê muito por aí é dar leite no caso de envenenamento. Está errado: em alguns casos o leite pode agravar MUITO o quadro, e seu cãozinho pode morrer se não for medicado corretamente! 

Existem muitas outras formas do seu animal adoecer, mesmo você tomando todo o cuidado, mas com certeza as chances serão menores!  


Um dos links que acessei e gostei muito quando li foi no site da pedigree, se alguém quiser saber mais sobre como cuidar de um filhote nesse site tem algumas dicas legais. 

E esse outro site é também muito bom, entra em mais detalhes sobre vacinação. 

Bom gente, essa primeira postagem foi um pouco longa, mas são esses cuidados com seu filhote que irão ajudar a transforma-lo no seu fiel e companheiro, melhor amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário